Foto: ASCOM/PMPA |
Profissionais de saúde de Pouso Alegre recebem orientações sobre H1N1
Capacitação foi dada por médico infectologista
Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros agentes de saúde que prestam serviço na rede municipal de Pouso Alegre participaram nessa terça-feira, 12, de um curso de capacitação sobre a gripe A H1N1. As orientações foram transmitidas pelo médico infectologista Breno Diniz, para mais de 60 profissionais de saúde. O treinamento foi realizado no auditório da Gerência Regional de Saúde (GRS).
O infectologista explicou as formas de transmissão do vírus da influenza, tanto a tipo B, considerada mais amena, e a tipo A H1N1, que traz mais preocupação por causar algumas mortes no Brasil. O médico também mostrou, através de slides, as diferenças nos sintomas entre resfriado e gripe e, entre gripe e Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
Em alguns casos, o profissional de saúde precisa estar muito atento porque existem sintomas muito parecidos e até repetidos na gripe sazonal da gripe A H1N1 e nas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aaegypti. Por fim, as maneiras de prevenção e tratamento também foram relembradas.
Breno explicou que o mais importante nesse momento é ter tranquilidade, serenidade porque sempre vamos conviver com a gripe e suas variedades. “A maior parte da população que se infecta com a gripe é uma doença benigna e autolimitada. Uma minoria da população pode ter a forma mais grave da doença”, disse.
O infectologista enfatiza que o mais importante é a prevenção, evitando o contato com as secreções expelidas pelo nariz e pela boca, a higiene das mãos e a precaução com a vacina. “Sempre que tiver sintomas gripais é necessário procurar uma unidade básica de saúde que poderá avaliar o caso e direcionar para as unidades de saúde”.
A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Pouso Alegre, Thatiana Guerra, destaca que a capacitação dos profissionais de saúde é importante para ajustar as condutas e trabalhar de forma harmoniosa. “Com esse tipo de treinamento, nós podemos organizar melhor o fluxo do atendimento das pessoas que procuram as unidades de saúde com síndrome gripal, direcionar o tratamento e também vermos a possível necessidade de coleta do material para exame”, conta a coordenadora.
Até o momento, Pouso Alegre registrou três casos de gripe H1N1. Nesses casos, os pacientes não precisaram ficar internados.
Fonte:ASCOM/PMPA | Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Pouso Alegre
Informações: enviada para o
Jornalista-William Antonele por E-mail
MTB-19757/MG
Foto: ASCOM/PMPA |
Foto: ASCOM/PMPA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Da Redação de Jornalismo :Jornalista William Antonele.
E-mail: contato.paemacao@gmail.com