Pronto Atendimento do São João adota Protocolo de Manchester
Pronto Atendimento do São João prioriza humanização do atendimento à populaçãoO local atua com o Protocolo Manchester que visa classificar os casos mais urgentes
Seguindo a orientação do Ministério da Saúde para um atendimento mais humanizado, o Pronto Atendimento Municipal 24h do bairro São João passou há adotar esse mês o Protocolo de Manchester para classificar os pacientes que procuram a unidade de saúde. A partir de agora, as pessoas são atendidas por prioridade, segundo a gravidade de cada situação de saúde. Cada caso é classificado por uma cor que indica a ordem da consulta, partindo sempre dos mais graves. São cinco cores diferentes para indicar as prioridades, sendo o vermelho quando o atendimento deve ser imediato, sem tempo de espera, ao azul quando a pessoa pode aguardar enquanto as prioridades passam pelo médico.
Ao chegar ao Pronto Atendimento, o paciente faz a ficha na recepção e é levado para uma sala de triagem onde uma enfermeira registra no sistema qual é a queixa da pessoa. Também é feita a medição dos sinais vitais. Após a análise, o próprio sistema já indica a prioridade em que o paciente deve ser atendido e sua cor correspondente.
A diretora de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Rosana Faria Rosa, explica que foi feita uma reorganização para se adequar ao atendimento via Protocolo de Manchester. “As pessoas que procuram nossos serviços no Pronto Atendimento são atendidas segundo a classificação de risco. Isso vai dar mais agilidade, além de ser mais humanizado, porque quando o paciente chega ao médico, ele já passou por uma triagem, sendo mais rápida a sua medicação”, comentou.
Entenda a classificação por cores
O Protocolo de Manchester recebeu este nome por ter sido aplicado pela primeira vez na cidade de Manchester na Inglaterra, em 1997. Hoje, vários países da Europa já utilizam o sistema de forma praticamente integral. No Brasil, o primeiro estado a implantar o Manchester foi Minas Gerais, com o propósito de organizar o fluxo de pacientes.
A cor vermelha é adotada para os casos de emergência, com atendimento imediato. A cor laranja são os muito urgentes, praticamente imediato, com espera máxima de dez minutos. O amarelo é um atendimento rápido, também considerado urgente, com até 30 minutos de espera. Com a classificação verde, a pessoa pode aguardar ou ser encaminhado para outros serviços de saúde. A cor azul indica que a situação é simples e a pessoa é orientada a procurar um Centro de Saúde.
O Pronto Atendimento do bairro São João funciona 24h, todos os dias da semana. São feitos atendimentos de clínico geral e pediátrico. Por dia, cerca de 180 pessoas procuram atendimento na unidade de saúde.
Reportagem: Enviada para a Redação: William Antonele
Fonte/ fotos : ASCOM/PMPA | Assessoria de Imprensa |
Prefeitura Municipal de Pouso Alegre
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Da Redação de Jornalismo :Jornalista William Antonele.
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