Pouso Alegre em Ação "As noticias mais perto de você"

terça-feira, 26 de abril de 2016

Vans fazem transporte clandestino de passageiros em Pouso Alegre, MG


Vans fazem transporte clandestino de passageiros 

em Pouso Alegre, MG

            Flagrante da EPTV mostra atuação de motoristas sem concessão pública.


Vans têm feito o transporte coletivo sem autorização em Pouso Alegre (MG). O serviço clandestino estaria em funcionamento há pelo menos um mês e atenderia principalmente moradores dos pontos mais afastados do Centro da cidade. A passagem custa R$ 3, o mesmo valor cobrado pelos circulares que atuam na zona urbana.
A equipe de reportagem da EPTV acompanhou a atuação de um desses veículos. As imagens mostram quando uma van vermelha para na Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, no Bairro São Geraldo, e pega alguns passageiros. Dentro, um motorista e um cobrador. O cobrador informa o trajeto do veículo e diz que há outros veículos fazendo o mesmo serviço. Na van, o motorista não repete o mesmo trajeto, justamente afim de evitar suspeitas.
Segundo a Polícia Militar, qualquer serviço do tipo precisa atender determinadas exigências legais e por isso é necessário fiscalização. No entanto, a prestação desse tipo de serviço sem concessão pública é considerada infração média, sujeita a multa e sanções.
Fiscalização
A Polícia Militar prometeu intesificar a fiscalização das vans que estariam fazendo transporte clandestino na cidade. Segundo os militares, em uma das fiscalizações, um homem que ofercia o serviço de transporte tinha um mandado de prisão em aberto e foi preso.

O soldado Thiago Andrade Teiceira Fernandes, da Patrulha de Trânsito (Patrans) da PM, conta que, em uma abordagem a uma van que supostamente atuaria na clandestinidade em Pouso Alegre, descobriu-se que o motorista possuía mandados de prisão em aberto.
"Foi verificado que o aliciador, que chegava até o ponto de ônibus e convencia as pessoas a entrarem nesse transporte, tinha mandado de prisão em aberto por participação em assalto. Então ele foi preso em flagrante", conta o policial. Ele também disse que o motorista estava irregular. "O motorista não tinha a categoria necessária, a categoria D. A categoria dele era a C. Na van também foi constatado [que o] extintor de incêndio estava com validade já vencida. E o disco de tacógrafo dele não estava datado. Além do transporte irregular de passageiros", relatou.A empresa que tem a concessão do transporte público em Pouso Alegre (MG) diz já ter identificado veículos que fazem o transporte irregular, o que incluiria van escolar e carro de passeio. Um motorista da empresa relatou já ter sido ameaçado por pessoas envolvidas no esquema.
"Eles começaram a intimidar. Dizer que, se gravasse ou fotografasse, a gente ia se ver com eles", conta o motorista, que pediu para não ser identificado. "A gente tem medo porque tem família", disse.
Prefeitura
Segundo o secretário municipal de Transporte e Trânsito de Pouso Alegre, Luiz Carlos Delfino, o único transporte reconhecido pelo município é o que obteve concessão pública. "A prefeitura pode fiscalizar e acionar os órgãos competentes para a aplicação de multas", explicou.
Ele disse ainda que o emplacamento dos veículos estaria sendo feito fora do estado. A Patrans informou que a atuação irregular no transporte público pode resultar em retenção da carteira com o veículo, perda de 4 pontos na carteira e multa de R$ 83,13. O órgão também orienta que o uso de veículos sem regulamentação podem trazer riscos para a segurança do usuário.
Fonte: G1 Sul de Minas-EPTV



2 comentários:

  1. Pouso Alegre não tem transporte público. Só um monte de ônibus velhos,quebrados, pessoal sem capacidade, não tem horários fixos e nem rotas , além sde ser caro o valor da passagem. Vans devem ser legalizadas!a

    ResponderExcluir
  2. Pouso Alegre não tem transporte público. Só um monte de ônibus velhos,quebrados, pessoal sem capacidade, não tem horários fixos e nem rotas , além sde ser caro o valor da passagem. Vans devem ser legalizadas!a

    ResponderExcluir

Da Redação de Jornalismo :Jornalista William Antonele.
E-mail: contato.paemacao@gmail.com