Manifesto por regularização de vans fecha avenida em Pouso Alegre, MG
Motoristas protestaram na manhã deste sÔbado (14) pela regularização do transporte com vans em Pouso Alegre (MG). A manifestação começou por volta das 10h30 no pÔtio da rodoviÔria e seguiu para a Avenida Perimetral, que foi fechada por cerca de 1h. Não houve registro de incidentes ou congestionamento. Os manifestantes, divididos em 10 vans, circularam depois por vÔrios pontos da cidade, no Centro e nos bairros, e pararam em frente a uma creche do Bairro Cidade Jardim, onde uma cerimÓnia de inauguração ocorria. Segundo a organização do manifesto, o grupo foi recebido pelo prefeito Agnaldo Perugini (PT), que marcou uma reunião com o movimento para a próxima semana. A data ainda não foi divulgada.
De acordo com o movimento "Transporte Digno", que organizou o protesto, oito vans atuam na cidade como alternativa ao transporte pĆŗblico e buscam a formação de uma cooperativa. A manifestação seria uma forma de pressionar as autoridades para tirar o serviƧo da clandestinidade em uma semana em que o MinistĆ©rio PĆŗblico (MP) decidiu endurecer a repressĆ£o a esse tipo de transporte no municĆpio. Após a divulgação do caso, um vereador da cidade pediu em proposta de emenda a um projeto de lei municipal para que o transporte de vans seja regulamentado em Pouso Alegre. Pela emenda apresentada, ao menos 30% da frota que atende a população deve ser de vans ou micro-Ć“nibus.
Para a prefeitura, a emenda é inconstitucional e o assunto travou a votação do projeto criado para regulamentar alguns aspectos do transporte coletivo na cidade. Na tentativa de se conseguir um consenso, a Câmara decidiu organizar uma audiência pública para o dia 19 de maio. A reunião deve anteceder a votação final do projeto, que jÔ foi aprovado em primeiro turno, junto com a apreciação de emendas.
Fonte: G1 Sul de Minas
Nenhum comentƔrio:
Postar um comentƔrio
Da Redação de Jornalismo :Jornalista William Antonele.
E-mail: contato.paemacao@gmail.com