Pouso Alegre em Ação "As noticias mais perto de você"

terça-feira, 24 de maio de 2016

Maria Fumaça abandonada em Pouso Alegre, MG


Maria Fumaça segue em estado de abandono 

em  Pouso Alegre 


Três anos depois do incêndio que atingiu um dos vagões, a Maria Fumaça de Pouso Alegre  (MG) continua sem manutenção, no acesso à cidade pela BR-459. A prefeitura chegou a anunciar uma verba de R$ 110 mil para recuperar o patrimônio, mas apenas a máquina principal foi pintada e já precisa de outra reforma.
O incêndio aconteceu na noite do dia 15 de maio de 2013 e começou de dentro de um dos vagões que servia de restaurante do trem. Na época, suspeitava-se de que tivesse sido criminoso e a equipe de reportagem da EPTV Sul de Minas mostrou que, além da falta de fiscalização, a máquina apresentava sinais de abandono. Pichações, rachaduras, telhas quebradas. Dentro, muito lixo e peças da ferrovia espalhadas.
Patrimônio abandonado
Depois desse episódio, um guarda municipal foi escalado para fiscalizar o local durante o dia. No entanto, em termos de cuidado com o patrimônio pouca coisa mudou nos últimos anos. Quem passa pela Maria Fumaça se depara com muita sujeira e resquícios de uma fogueira. Um dos vidros colocados na última reforma está quebrado.
As laterais da composição permanecem pichadas, os descansos das poltronas foram arrancados e o forro de madeira está todo esburacado. O mato alto encobre algumas máquinas, como o vagão que dava suporte mecânico a trens e chegou a rodar entre 1997 e 2000.
"Roubaram quase tudo da máquina. O prejuízo é muito maior do que R$ 100 mil", relata o presidente da Associação Pró Ferrovia Sul de Minas Gerais, Joaquim Scarato.
Indignada, Inês Coutinho, fundadora da associação, lamenta a deterioração da Maria Fumaça. "Os andarilhos tomaram conta e nós perdemos um patrimônio. Acho que alguns vagões ali não têm recuperação", comenta.
Prefeitura diz que há projeto
Em nota, a Prefeitura de Pouso Alegre informou que uma reforma foi feita no primeiro vagão para que ele fosse utilizado como ponto de visitação e que, em breve, o local terá um posto da guarda municipal com serviço de informações turísticas. Não foi dado um prazo para a implementação dessa proposta. A prefeitura ainda disse que a área onde a Maria Fumaça será limpa até o final desta semana.

Apenas a máquina principal foi pintada e já precisa de outra reforma.(Foto EPTV)

O incêndio aconteceu na noite do dia 15 de maio de 2013 e começou de dentro de um dos vagões que servia de restaurante do trem

A Estação ainda em estado de conservação, mais hoje está abandonada uma vergonha para nossa cidade. (Foto Reprodução )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Redação de Jornalismo :Jornalista William Antonele.
E-mail: contato.paemacao@gmail.com