Cerca de 4% dos eleitores de Pouso Alegre (MG) moram na zona rural. Esse percentual representa 4.425 pessoas aptas a votar distribuídos em 14 seções. Segundo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), entre as três maiores do Sul de Minas, a cidade é a que possui o maior colégio eleitoral no campo.
Em Poços de Caldas, quatro seções eleitorais e 425 votantes. Em Varginha (MG), todos os eleitores estão registrados na área urbana.
Segundo a professora Silvana Xavier Pereira, o bairro onde ela mora e é mesária, o distrito São José do Pantano, já teve fama de decidir eleição da cidade. Somente nesse bairro rural, há 1.551 eleitores.
"O distrito tinha fama de decidir porque as últimas urnas a serem abertas ficavam aqui. Então todo mundo ficava naquela expectativa, ao pé do rádio, querendo ouvir o resultado. Então ficou esse folclore", conta a professora.
Apesar da representatividade, quem vive na área rural diz se sentir esquecido pelos candidatos depois de eleitos. O trabalhador rural Anízio Munhoz acredita que os políticos até se escondem. "Nem vereador que a gente elegia, hoje eu acho que eles escondem da gente, porque não encontra eles", diz.
Para Anízio Munhoz, políticos se esquecem da zona rural de Pouso Alegre, MG: 'Acho que eles se escondem' (Foto: Reprodução EPTV/ Edson de Oliveira) |
Mesmo assim, o trabalhador rural Raimundo Lúcio não desanima. "A gente faz aquilo que pode. É preciso votar para manter o Brasil de pé", afirma.
Fonte: G1 Sul de Minas
Da: Redação Pouso Alegre em Ação
William Antonele-Jornalista-Resp.MTB-19757/MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Da Redação de Jornalismo :Jornalista William Antonele.
E-mail: contato.paemacao@gmail.com