Pouso Alegre em Ação "As noticias mais perto de você"

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Pouso Alegre é a única cidade que confirma 100% das informações prestadas ao Tribunal de Contas de Minas Gerais


Publicado por : William Antonele 
Técnicos do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) visitaram 276 municípios mineiros para verificar e validar as informações prestadas pelos gestores municipais no questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) sobre Educação e Saúde. Pouso Alegre se destacou, sendo a única cidade em que todas as respostas foram confirmadas pelos técnicos.

O questionário do IEGM é obrigatório e deve ser respondido anualmente pelos prefeitos e remetido ao TCE, a fim de se avaliar a efetividade dos serviços prestados aos cidadãos.

A expectativa do TCE com essa ação é garantir que haja uma melhora no desempenho das gestões nos municípios, já que o índice busca evidenciar a correspondência entre as ações dos governos e as exigências da sociedade.

O prefeito Agnaldo Perugini comemorou a notícia: “Mais uma vez nossa cidade se destaca em transparência e responsabilidade. Receber os técnicos do Tribunal de Contas do Estado foi importante para Pouso Alegre, pois confirma a eficiência de nossas ações e traz tranquilidade ao povo pouso-alegresense. Educação e Saúde sempre foram prioridades em nossa administração e mais uma vez recebemos uma boa notícia que coloca nossa cidade em destaque”.
Pouso Alegre é a única cidade que confirma 100% das informações prestadas ao
 Tribunal de Contas de Minas Gerais.

A visita técnica

Os analistas de Controle Externo do TCE percorreram todas as 17 regiões de desenvolvimento do Estado, com mais de 30 técnicos da Diretoria de Controle Externo dos Municípios (DCEM), que visitaram escolas e unidades de saúde das cidades sorteadas durante dois meses. Ao todo, foram validadas 15 questões sobre a área da educação e 14 sobre a área da saúde.

De acordo com os dados colhidos pelos técnicos do Órgão de Controle, a questão mais confirmada por eles foi a da entrega do kit escolar, 255 municípios (92% do total) tiveram a resposta inicial confirmada pelos analistas. Já a questão sobre o percentual de professores que possuem curso de licenciatura na área que atuam foi a que teve mais alteração por parte dos técnicos: de 276 municípios visitados, 186 tiveram alteração nas respostas fornecidas.

Já no questionário da área de saúde, a pergunta sobre o número de óbitos da Dengue foi a menos alterada pelos técnicos: dos 276 municípios visitados, 256 não tiveram suas respostas modificadas. Em contrapartida, a questão mais alterada pelos técnicos foi a que indagava sobre o percentual de unidades de saúde que prestavam serviços de vacinação com funcionamento em cinco dias da semana.

Fonte: ASCOM PMPA, com informações da Coordenadoria de Jornalismo e Redação do TCEMG

Da: Redação do Jornal Pouso Alegre em Ação-@2016
William Antonele-Jornalista-Resp.MTB-19757/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Redação de Jornalismo :Jornalista William Antonele.
E-mail: contato.paemacao@gmail.com