Pouso Alegre em Ação "As noticias mais perto de você"

sábado, 11 de março de 2017

Pouso Alegre em Ação : Hospital e Maternidade Maria Eulália fecha as portas em Silvianópolis, MG


Por motivos financeiros o Hospital e Maternidade Maria Eulália fechou as portas em Silvianópolis (MG). A situação é tão alarmante que funcionários estão com os salários atrasados por pelo menos seis meses e se recusam a trabalhar sem remuneração.

O problema é antigo. Desde março de 2015, a instituição está praticamente parada. Na época, a dívida chegava a R$ 1 milhão e apenas atendimentos de urgência e emergência eram realizados. Entretanto, há seis meses, a instituição que antes era filantrópica passou a figurar como Unidade Básica de Saúde particular.

Comunicado na porta do hospital informa encerramento das atividades em Silvianópolis (Foto: Reprodução EPTV/Edson de Oliveira)

A direção do hospital afirmou que buscou recursos nos governos estadual e municipal, e, inclusive, uma associação foi criada pra arrecadar fundos, mas com a falta de médicos, o número de associados caiu e o plano não adiantou.
“Estamos realmente tentando e empenhados em uma possibilidade de ajuda ao hospital”, disse a secretária Municipal de Saúde, Cinara Cassemiro.

Ainda segundo a secretária municipal de Saúde, estão sendo feitas tentativas para que os atendimentos sejam retomados, mas até que a situação financeira seja resolvida, o local continuará sem atendimento. A única alternativa dos moradores é procurar uma das três Unidades Básicas de Saúde na cidade.
"A gente atende agenda, que é programada, mais a demanda espontânea. Então, esses pacientes que faziam o uso do hospital, eles podem vir aqui que tem o atendimento", disse a enfermeira de uma UBS, Indira Mariana.
Hospital e Maternidade Maria Eulália fecha as portas em Silvianópolis (Foto: Reprodução EPTV/Edson de Oliveira)
Por mais de 40 anos o hospital foi referência no serviço de maternidade, que além de Silvianópolis, também atende outros três municípios: Turvolândia (MG), São João da Mata (MG) e Espírito Santo do Dourado (MG). Ao menos 18 mil moradores da região serão prejudicados.
"Isso aqui realmente é uma tristeza ver fechado. Muito, muito triste mesmo", disse o vendedor Rogério Betini
As informações sobre valores da atual situação financeira do hospital não foram divulgadas. Tanto o administrador do hospital, Ernesto Muniz, como o prefeito da cidade, Vitor Nery de Morais (PSDB) não quiseram falar sobre o assunto.

Da: Redação do Pouso Alegre em Ação

Jornalista-William Antonele-MTB-19757/MG-@2017


Fonte: G1/Sul de  Minas 

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Redação de Jornalismo :Jornalista William Antonele.
E-mail: contato.paemacao@gmail.com