A falta de suplementos alimentares em Pouso Alegre (MG) se tornou um problema para moradores que dependem desses produtos para sobreviver. Os suplementos são usados por idosos e crianças que se alimentam por sonda, mas a Secretaria Estadual de Saúde não tem conseguido manter o estoque.
(Foto: Reprodução EPTV/Marcelo Rodrigues) |
Há seis anos, Walter Tavares da Silva se dedica a cuidar da mãe, que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Por mês, são necessárias 14 latas de suplemento para alimentar dona Olga. Um custo mensal de quase R$ 1 mil com o qual a família não tem condição de arcar. O produto vinha sendo fornecido pelo Governo de Minas, por determinação da Justiça, mas desde janeiro nenhuma lata é comprada por meio desse recurso.
"Tô comprando tomando dinheiro emprestado. Não tá fácil", disse Walter.
Daniel de Andrade Teixeira passa por dificuldade semelhante em casa. Desde setembro de 2016, ele não consegue o suplemento alimentar de que o filho de 5 anos precisa.
Segundo Secretaria de Estado da Saúde, houve dificuldades na compra de suplemento alimentar em MG (Foto: Reprodução/EPTV) |
"Desde agosto de 2015, a gente teve uma briga longa para que o município fornecesse para a gente. Mesmo com a ordem judicial, desde setembro a ente não consegue. É uma luta diária, uma luta constante e a gente está falando só de alimentação", lamentou.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que houve dificuldades no processo de compra, mas a licitação do suplemento já está em andamento para atender os 80 pacientes que precisam do suplemento em Minas Gerais. A secretaria ainda afirmou que o fornecimento será restabelecido em breve, mas não deu um prazo.
Da: Redação do Pouso Alegre em Ação
Jornalista-William Antonele-MTB-19757/MG-@2017
Fonte: G1/Sul de Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Da Redação de Jornalismo :Jornalista William Antonele.
E-mail: contato.paemacao@gmail.com