A Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre (MG) confirmou que investiga 13 casos suspeitos de febre amarela. Quatro deles já foram confirmados. Dois deles são referentes a dois moradores de Conceição dos Ouros (MG), que morreram.
Ainda conforme o superintendente regional de saúde, Luiz Augusto Faria de Cardoso, um caso também já foi confirmado em São Sebastião da Bela Vista (MG). O paciente está internado no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre e deverá ter alta em breve. O outro caso é de uma paciente que estava internada em Poços de Caldas (MG) e que já teve alta.
Por enquanto, a Secretaria de Estadual de Saúde só confirma três casos de febre amarela no Sul de Minas, sendo que duas pessoas morreram.
Febre amarela!
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Nas cidades é transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti.