Pouso Alegre em Ação "As noticias mais perto de você"

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Prefeitura realiza formatura do Pronatec de detentos do Presídio Municipal de Pouso Alegre




Prefeitura realiza formatura do Pronatec de detentos do Presídio Municipal de Pouso Alegre

A Prefeitura de Pouso Alegre e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realizarão a cerimônia de formatura no Presídio Municipal de Pouso Alegre, nesta quarta-feira, 03, de 15 detentos que concluíram cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A parceria foi firmada em 2014, atendendo a solicitação do então Juiz Criminal, Doutor Sérgio Franco de Oliveira Junior, para o oferecimento de cursos pelo Pronatec Mulheres Mil e Pronatec Brasil Sem Miséria, que seriam doados ao Presídio Municipal de Pouso Alegre e à Associação de Proteção e Apoio ao Condenado (APAC), cursos Formação Iniciada e Continuada.

Foi oferecido o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, iniciado em outubro de 2015. A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) também ofereceu, pelo Pronatec Sistema Prisional, o curso de Artesão de Bordado a Mão para homens.

Os cursos proporcionam à população carcerária e aos egressos uma perspectiva melhor para seu futuro, surgindo com o objetivo de promover a inclusão social e econômica dos detentos, a fim de permitir a melhoria do seu potencial  de mão de obra, bem como as suas vidas e de suas famílias.

Fonte: Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Pouso Alegre 
Via-Email para William Antonele

terça-feira, 3 de maio de 2016

Secretaria de Habitação lança Edital de Convocação para sorteados reserva do Conjunto Habitacional Jardim Redentor, em Pouso Alegre

Secretaria de Habitação lança Edital de Convocação para sorteados reserva do Conjunto Habitacional Jardim Redentor, em Pouso Alegre 
Os novos sorteados devem retirar a relação de documentos no prazo de cinco dias úteis


A Secretaria Especial de Habitação de Pouso Alegre comunica que está disponível no site da Prefeitura o Edital de Convocação do Programa Minha Casa, Minha Vida - Conjunto Habitacional Jardim Redentor, com informações de parte das famílias sorteadas no Grupo de Reserva, em sorteio realizado no dia 15 de maio de 2015.   

A nova convocação foi realizada devido a reprovações de candidatos e os novos chamados devem comparecer à Secretaria de Habitação, situada à Rua do Rosário, 178, Centro, no prazo de cinco dias úteis, para receber a relação de documentos a ser apresentada para análise e posteriormente encaminhada à Caixa Econômica Federal.

No momento da retirada da relação de documentos, o candidato será orientado a procurar de imediato a Secretária de Desenvolvimento Social, situada à Rua São José, 366, Centro, para sua atualização ou inclusão no CadÚnico. Após o procedimento, o mesmo, terá o prazo de três dias para apresentar os documentos necessários na Secretaria Especial de Habitação. 

Para maiores informações, os interessados devem entrar em contato pelos telefones (35) 3449-4363 / 3421-6114.



Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal Pouso Alegre
Informações enviada via E-mail para o Site Pouso Alegre em Ação/ Jornalista- William Antonele

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Mina D' água vira alvo de vandalismo e abandono no São João em Pouso Alegre


Mina D' água  vira alvo de vandalismo e abandono 
no São João em Pouso Alegre 

Um lugar que era lindo, e hoje doe até o coração de se ver, 

A Mina D' Água  que leva o nome de  São Francisco, localizada no Bairro São João ,  esta abandonada e virou alvo de vandalismo e usuários de droga, uma mina que antes era bem movimentada por pessoas que todos os dias estava ali para buscar sua água , hoje mal é frequentada, devido ao abandono que se encontra, a mina que fica na rua Uirapuru, no São João, Moradores reclamam pelo abandono que se encontra a Mina D'água, "Muito matos em volta e na principal entrada, os telhados da cobertura da mina já esta faltando telhas, pois foram quebradas, alem de muita sujeiras, usuários de drogas o dia todo por aqui e virou até ponto de prostituição nas madrugadas, da até pena dói o coração da gente de ver isso cade os vereadores do bairro cade a prefeitura de Pouso Alegre que não vê isso tem gente que nem vem pegar água mais aqui, uma sugerada que da dó".  Disse um morador que preferiu não se  identificar,
A Mina, que na sua inauguração estava muito conservada alguns anos atrás , hoje um abandono total, uma estatua de São Francisco que fica ao redor da mina ,  hoje sua cabeça foi quebrada, onde só esta o corpo da estatua, no local onde se pega a água , muita sujeira, " A mina estava entupida um senhor que estava aqui que desentupiu, tinha muita sujeira!", diz um morador, Os Moradores pedem que uma restauração seja feita na mina São Francisco, O ideal que a minas seja fechada de muros e com um portão onde uma morador que mora do seu lado fica responsável para fechar e abrir a  mina todos os dias , assim evitaria vandalismo e usuários de drogas por ali, "Mas também a população deveria conservar seus patrimônios pois não adianta só cobrar mais sim também manter ,eles mesmo destruí deviriam term mais zelo" Completou uma moradora do bairro que não quis se identificar. A Redação do Pouso Alegre em Ação vai entrar em contato com a Prefeitura de Pouso Alegre para informar sobre as condições que se encontra a Mina São Francisco, em breve informamos a posição para os nossos leitores.

Por :  William Antonele
Jornalista: MTB-19757/MG
Fonte:  Redação Pouso Alegre em Ação 

Sujeiras entope a canaleta de saída de água da mina

Entrada principal da mina com muito mato alto

Sujeiras sobre as escadas muito lixo


A cobertura da mina com telhas quebras 

Morador prepara material para desentupir a mina 

falta de limpeza e muita sujeira na mina 

Movimento Maio Amarelo de educação no trânsito é lançado em Pouso Alegre


Movimento Maio Amarelo de educação no trânsito é lançado
 em Pouso Alegre  

Chamar a atenção para quem usa o trânsito no dia a dia, esse é o objetivo do movimento Maio Amarelo que teve início nessa segunda-feira, 02, em Pouso Alegre. Alunos de escolas municipais e estaduais participaram de uma passeata saindo da Praça João Pinheiro até a Praça Senador José Bento para marcar o início das atividades que terão durante todo o mês no intuito de conscientizar a população dos cuidados nas vias públicas.

O movimento Maio Amarelo é realizado pela Prefeitura de Pouso Alegre, representada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, em parceria com o SEST/SENAT, Arteris, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Militar.

Durante as atividades de abertura do Maio Amarelo, o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Luiz Carlos Delfino, destacou a importância de todos estarem cientes dos cuidados no trânsito para diminuir os casos de mortes e feridos em acidentes. “Maio Amarelo vem trazer a proposta de conscientização para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre os acidentes que estão acontecendo dentro da cidade. Nós queremos acabar com isso, minimizar ou até zerar essas ocorrências. Cada pessoa tem que saber dos seus direitos e deveres para um trânsito seguro e preservar a própria vida e das demais pessoas,” explica Delfino.

No decorrer do mês serão realizadas ações de conscientização nas escolas e blitz educativas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e a PaTran. No dia 20, às 14h, haverá uma gincana no SEST/SENAT, com alunos das escolas municipais Professora Maria Barbosa, o conhecido CIEM do Algodão e Professora Clarice Toledo. E no dia 29, às 09h30, acontecerá o passeio ciclístico organizado pelo CICLOSULMINAS.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal Pouso Alegre
Informações enviada via E-mail para o Site Pouso Alegre em Ação/ Jornalista- William Antonele




Pouso Alegre se prepara para receber a fase micro regional do JEMG



Pouso Alegre se prepara para receber a fase 

micro regional do JEMG


Nesta  última Quinta-feira, (28), aconteceu a reunião técnica dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2016, para confirmação das equipes, planejamento e sorteio de chaves. A etapa Micro Regional acontecerá entre os dias 16 a 22 de maio. A atividade foi realizada no Plenarinho da Câmara Municipal de Pouso Alegre e conduzida por representantes da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre e do Governo do Estado de Minas Gerais.

Participaram da atividade o Secretário Municipal de Esporte, Antônio Carlos Mendes, os diretores municipais de Esporte, André Fabiano Barreto e Cléber Rogério, o Professor de Educação Física da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), Junior Fraga Bastos e o representante da Superintendência de Ensino de Pouso Alegre, Bruno Morais. Também estiveram presentes representantes de 35 municípios vizinhos que participarão da fase em Pouso Alegre.

A fase micro regional do JEMG contará com 1.500 atletas, com uma média de 168 jogos, utilizando os espaços físicos de cinco escolas e quadras. A Prefeitura de Pouso Alegre também ficará responsável por toda parte de segurança e saúde dos atletas, além de ceder os alojamentos, que funcionarão nas escolas estaduais Presidente Bernardes, no bairro João Paulo II e Dr. Custódio Ribeiro Miranda, no bairro Santa Dorotéia. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal Pouso Alegre
Informações enviada via E-mail para o Site Pouso Alegre em Ação/ Jornalista- William Antonele


Uma tonelada de maconha é encontrada em carga de arroz na BR-381



PRF encontra mais de uma tonelada de maconha em carga de arroz na BR-381


Motorista da carreta e ajudante fugiram durante a abordagem da polícia


A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na madrugada desta segunda-feira (2) mais de uma tonelada de maconha, que estava escondida em um carregamento de arroz, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. O motorista do caminhão e o ajudante fugiram durante a abordagem e, até o momento, não foram localizados.
A carreta com placas de Foz do Iguaçu, no Paraná, foi parada no posto da PRF, na BR-381. Assim que foi abordado, o motorista disse aos policiais que precisava ir até a cabine pegar os documentos. Em seguida, ele cortou alguns fios para impedir que o veículo fosse removido do local e entrou em um matagal na companhia do ajudante.
Logo depois que o condutor fugiu, a polícia vistoriou a carga e encontrou a droga no meio das 32 toneladas de arroz. Os tabletes estavam escondidos dentro dos sacos de grãos. Ainda não é possível calcular a quantidade exata de maconha, mas a PRF estima que seja entre uma e cinco toneladas.
O motorista de 46 anos e o ajudante saíram do Paraguai com destino ao Recife. A viagem era monitorada por um rastreador, que, segundo a polícia, pode ter sido instalado pelo dono da droga. Antes de fugir, o condutor tentou danificar o aparelho.
Fonte:R7 Minas

Justiça determina bloqueio do WhatsApp no Brasil por 72 horas



Justiça determina bloqueio do WhatsApp no Brasil por 72 horas


A Justiça mandou as operadoras de telefonia fixa e móvel bloquearem o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp em todo o país por 72 horas. A medida começará a valer a partir das 14h desta segunda-feira (2). A decisão, de 26 de abril, é do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE).
O processo que culminou na determinação de Montalvão é o mesmo que justificou, em março, aprisão de Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook, empresa dona do app, para a América Latina. O magistrado quer que a companhia repasse informações sobre uma quadrilha interestadual de drogas para uma investigação da Polícia Federal, o que a companhia se nega a fazer.
As cinco operadoras —TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel— já receberam a determinação e informaram que vão cumprir. Em caso de descumprimento, estarão sujeitas a multa diária de R$ 500 mil. Procurado, Montalvão não vai falar sobre o assunto. WhatsApp e Facebook ainda não se pronunciaram sobre o tema.
Consultadas, as operadoras afirmam que irão cumprir a decisão e ainda estudam se vão entrar com recurso judicial para tentar derrubar o bloqueio. O Sinditelebrasil, associação que representa o setor, está acompanhando esse processo junto às teles e ainda não definiu de que forma o setor irá se posicionar.
Apesar de as teles e o aplicativo travarem uma disputa comercial, o bloqueio é um transtorno para as operadoras. O WhatsApp funciona com mudança de registro de computadores e isso torna o trabalho de bloqueio bastante complicado para as teles, que podem ser punidas caso não consigam implementar o bloqueio plenamente.
Da última vez, a Claro foi uma das operadoras que reclamou de que o WhatsApp se valia desta particularidade técnica do serviço para furar o bloqueio intencionalmente. O aplicativo teria mudado rapidamente os registros para dificultar o bloqueio.
HISTÓRICO
Uma medida do início de abril deve dificultar ainda mais a colaboração do aplicativo com a Justiça. O WhatsApp adotou a criptografia "end-to-end" (no qual apenas as pessoas na conversa podem ler as mensagens -nem mesmo as companhias podem acessar a comunicação) em todos os seus aplicativos e em mensagens e tipos de arquivos.
Em dezembro, o WhatsApp havia sido bloqueado no Brasil por 48 horas devido a uma investigação criminal. Na ocasião, as teles receberam a determinação judicial com surpresa, mas a decisão não durou 48 horas.
O bloqueio foi uma represália da Justiça contra o WhatsApp por ter se recusado a cumprir determinação de quebrar o sigilo de dados trocados entre investigados criminais. O aplicativo pertence ao Facebook.
Em fevereiro, um caso parecido ocorreu no Piauí, quando um juiz também determinou o bloqueio do WhatsApp no Brasil. O objetivo era forçar a empresa dona do aplicativo a colaborar com investigações da polícia do Estado relacionadas a casos de pedofilia.
A decisão foi suspensa por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí após analisar mandado de segurança impetrado pelas teles

Mais de 200 toneladas de tilápia morta são encontradas em Lago de Furnas



Mais de 200 toneladas de tilápia morta são encontradas

 em Lago de Furnas

Caso foi registrado neste domingo (1º) em Alfenas, MG, segundo a polícia.
Coleta de água foi enviada para análise para identificar causa das mortes.



Mais de 200 toneladas de peixes mortos foram retiradas do Lago de Furnas neste domingo (1º) em Alfenas (MG). Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, tanto peixes criados em tanques-redes quanto os que ficam soltos, todos da espécie tilápia, no lago foram afetados. O prejuízo para os psicultores é estimado em cerca de R$ 900 mil.
A polícia informou que um psicultor disse que na quinta-feira (28) já havia encontrado uma grande quantidade de peixes mortos. Ainda segundo a Polícia de Meio Ambiente, uma coleta de água foi feita em tanques-redes e outra na estação de tratamento da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa).
O material coletado será analisado pela Universidade de Alfenas (Unifal) para identificação da causa da morte dos peixes. Em Areado (MG), um caso de morte de peixes também foi registrado.

Roda de Conversa debate tema Tolerância Zero à Violência Sexual, em Pouso Alegre

Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Pouso Alegre 

 Roda de Conversa debate tema Tolerância Zero à Violência Sexual, em Pouso Alegre  


Na última sexta-feira, 29, aconteceu a 1ª Roda de Conversa com o tema Tolerância Zero à Violência Sexual, realizada pelo Governo do Estado de Minas através do Comitê Estadual de Gestão de Atendimento Humanizado às vítimas de violência Sexual - CEAHVIS, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e de Promoção dos Direitos Humanos, que reuniu dezenas de participantes. O objetivo da ação foi conscientizar a população sobre a violência sexual contra a mulher, que deve ser combatida pela sociedade.

A mesa de honra foi composta pela Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Anete Perrone; Secretária Adjunta de Saúde, Giselly Pelegrini, Secretária Ajunta Municipal de Saúde; Dr. Márcio Henrique Mendes, Promotor de Justiça; Mariane Oliveira, Especialista em Políticas Públicas, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, neste ato representando o Comitê Estadual de Gestão do Atendimento Humanizado às Vítimas de Violência Sexual; Major André de Oliveira Coli, representando o Coronel Vagner Mutti Tavares e doutor João Eusébio Cruz, chefe do 17º Departamento da Polícia Civil de Pouso Alegre.

Anete explicou que ao Poder Público está reservada a missão de promover políticas que combatam o problema e promovam o empoderamento feminino. “É necessário pautar políticas públicas respeitando as diversidades, visando ampliar e qualificar a participação social e promovendo ações em defesa das mulheres. As Rodas de Conversa elevam a autoestima das mulheres, num modelo de descontração e muita informação sobre seus direitos e aplicabilidade da legislação”, destaca.

Doutor Márcio foi o primeiro a palestrar e falou sobre tipificação de violência sexual. As demais palestras foram realizadas pela doutora Maria Flávia Brandão, médica legista referência no Hospital Júlio Kubtschek, que abordou os aspectos jurídicos do abortamento legal e atendimento humanizado; doutora Soane Pereira, técnica referência na Coordenação de Saúde da Mulher, da Secretaria de Estado de Saúde, que falou sobre a Organização do Atendimento Humanizado no Âmbito da Secretaria de Estado de Saúde e o Médico Legista da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, doutor Vaterson Brandão.

Foram exibidos vídeos sobre diversidade e direitos humanos e de sensibilização, produzido pelo Instituto Médico Legal de Belo Horizonte.

Mariane destacou a importância de eventos como este e agradeceu a oportunidade de estar presente. “Esta ação de Pouso Alegre é muito importante e demonstra a preocupação do município em viabilizar políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. Agradeço pelo convite e pela presença de cada um neste debate”, reforça.

 Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal Pouso Alegre
Informações enviada via E-mail para o Site Pouso Alegre em Ação/ Jornalista- William Antonele

Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal  de Pouso Alegre
Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal  de Pouso Alegre

Pai se nega a comprar drogas e é morto pelo filho em Candeias, MG



Pai se nega a comprar drogas e é morto pelo filho em Candeias, MG


A Polícia Militar de Campo Belo (MG) prendeu na madrugada deste domingo (1º) um homem suspeito de matar o próprio pai, de 65 anos, na tarde de sábado (30) em Candeias  (MG). Conforme a polícia, após o crime, o filho fugiu com o carro da vítima e se escondeu em um matagal entre as duas cidades.
Pedro Antônio da Costa foi morto com um golpe de faca no pescoço. Conforme a polícia, o filho, de 36 anos, queria dinheiro para comprar drogas, mas o pai negou.
A faca usada no homicídio foi apreendida na cozinha da casa. Já o carro foi apreendido e o suspeito preso em flagrante.
Fonte: G1 Sul de Minas

 Pedro Costa foi assassinado, de acordo com informações preliminares, em sua residência(Foto Divulgação) Reprodução Pouso Alegre em Ação

Homem é morto pelo cunhado e enterrado em parque em Varginha

Homem se entrega à polícia após cometer crime em Varginha (Foto: Lucas Soares/G1)

Homem é morto pelo cunhado e enterrado em parque em Varginha


Um homem foi preso depois de se arrepender de um crime e ele mesmo chamar a polícia neste domingo (1º) em  Varginha (MG). Na sexta-feira (30), ele matou o cunhado e o enterrou no Parque São Francisco, em uma área de mata, de preservação ambiental.
Segundo a Polícia Militar, o churrasqueiro Cosme Pereira Lima, de 30 anos, teria tido uma discussão com o cunhado, o servente de pedreiro Luiz Carlos de Jesus, de 32 anos, na última sexta-feira (29). Conforme o autor do crime informou à polícia, o cunhado teria ameaçado de matar a irmã dele.
Pouco depois, o cunhado o chamou para ir até o Parque São Francisco para cortar madeira. Em determinado momento, o servente teria tentado esfaquear o churrasqueiro, que sofreu cortes no braço. Ele então reagiu, conseguiu derrubar o servente e deu vários golpes de facão.O churraqueiro chegou a abandonar a cena do crime, mas depois retornou no mesmo dia e cavou um buraco raso, onde enterrou o cunhado. Neste domingo, depois de ver um sobrinho chorando e perguntando pelo pai, o churrasqueiro se arrependeu e decidiu ligar para a polícia para confessar o crime.
Ele levou os policiais até o local onde estava o corpo e se entregou. Segundo o tenente Marcos Antônio Goulart, da Polícia Militar, a hipótese mais provável para a motivação do crime é mesmo a desavença de família.


Homem fez cova rasa dentro do Parque São
Francisco para enterrar o cunhado em Varginha
(Foto: Lucas Soares/G1)

domingo, 1 de maio de 2016

Pai e filho morrem em acidente com monomotor no Sul de Minas

Foto Divulgação (Reprodução Pouso Alegre em Ação)


Piloto que construiu próprio avião e o filho morrem em queda 

no Sul de MG


Um avião monomotor caiu na tarde deste sábado (30) no Lago de Furnas, em Guapé (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas, pai e filho, morreram no acidente.
As vítimas, conforme o Corpo de Bombeiros, foram identificadas como Helênio Antônio Lara, de 55 anos e o filho dele, Samuel Henrique, de 17 anos. Helênio era empresário e engenheiro industrial em Itaúna (MG). Ele mesmo havia construído a aeronave por seis anos.
Segundo informações da família, neste sábado, pai e filho haviam saído de Pará de Minas, região Centro-oeste do Estado, para passear no Sul de Minas.
Foto: Reprodução Facebook
Horas antes do acidente, Helênio informou os amigos através das redes sociais que estava sobrevoando o Lago de Furnas na companhia do filho. Um pouco antes, ele havia feito uma outra postagem em Pará de Minas (MG), onde informava que estava aguardando o tempo melhorar para levantar voo.
Segundo a assessoria de comunicação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave CB-12 Curumim II, de prefixo PU-HLA, estava registrada no órgão como aeronave experimental e, por isso, não registrava planos de voos.
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão ligado à Aeronáutica, já foi acionado. Até que os técnicos do Cenipa cheguem ao local, os corpos não seriam retirados, conforme informou a Polícia Militar. Ainda não há informações sobre o que teria provocado o acidente.

Fonte: G1 Sul de Minas
Foto: Reprodução Facebook



Foto Divulgação (Reprodução Pouso Alegre em Ação)

Foto: Reprodução Facebook