Prefeito Agnaldo Perugini visita jovem na manhã de Sexta-feira
atendida pelo CREM
O Prefeito Agnaldo Perugini esteve na manhã desta sexta-feira, 20, no Centro de Reeducação Municipal (CREM), para visitar Giovana Pessanha Rosa, que é portadora da Síndrome de Andermann, uma doença degenerativa. Ela chegou ao CREM em fevereiro de 2013, por determinação judicial, como medida protetiva e agora será transferida para o Lar Pedacinho do Céu, uma casa especial e adaptada em São Sebastião do Paraíso.
Quando Giovana chegou ao CREM, todo o serviço precisou ser reorganizado com o intuito de oferecer um atendimento adequado. Foi necessário contratar novos cuidadores, uma casa adaptada e mobilização de toda a equipe. Ela voltou a frequentar a APAE, e o CREM buscou serviços extras nas áreas de fisioterapia, psicologia, medicina, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social e nutrição para melhorar a qualidade de vida dela.
Com o tratamento de saúde, foi percebida a necessidade de uma cadeira adaptada. Este tipo de equipamento não poderia ser custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por isso o Prefeito Agnaldo Perugini se comprometeu e a Prefeitura encomendou uma cadeira especificamente para atender às suas necessidades.
Agnaldo destaca que foi alegre e emocionante o encontro com Giovana. “Ela recebeu de nosso município todos os cuidados necessários e como retribuição, nos deu todo o seu carinho e amizade. Estamos contentes em saber que fizemos tudo que estava ao nosso alcance e sentiremos saudades dessa grande guerreira”, afirma.
Ele agradeceu ainda aos cuidadores pelo trabalho desenvolvido. “Desejo à Giovana todas as alegrias e bênçãos desta vida. E peço a Deus que abençoe a vida e os familiares do todos os trabalhadores que se dedicaram por ela”, finaliza.
Tanto a jovem quanto sua família foram acompanhadas desde o início pela rede socioassistencial da cidade, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e outros equipamentos, a fim de prover a reinserção familiar da mesma, porém não foi possível.
No dia 18 de março de 2015 Giovana completou 18, tendo que ser transferida para um serviço adequado à sua idade e necessidades, conforme prevê as orientações técnicas de residência inclusiva.
A Psicóloga e Coordenadora da Proteção Social Especial da Alta Complexidade – Serviço de Acolhimento Institucional, Priscila Brasil Palmeira, destaca que durante os quase três anos que a jovem permaneceu na instituição, ela construiu grandes amizades, e com certeza foi um aprendizado para todos que fizeram parte do seu dia a dia. “Giovana recebeu do município todos os cuidados e foi muito querida por onde passou, acreditamos que fizemos o melhor possível e que ela sempre nos levará no coração, assim como ficará no nosso também”, ressalta.
Por: William Antonele-Jornalista- MTB-19757/MG
Informações: Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Pouso Alegre
Todos os direitos reservados © Informações e imagens protegidas pela Lei:LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. DIREITO AUTORAL.
Prefeito Agnaldo Perugini esteve na manhã desta sexta-feira, 20, no Centro de Reeducação Municipal (CREM),
|
Giovana Pessanha Rosa, que é portadora da Síndrome de Andermann, |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Da Redação de Jornalismo :Jornalista William Antonele.
E-mail: contato.paemacao@gmail.com