Pouso Alegre em Ação "As noticias mais perto de você"

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Pouso Alegre em Ação : Gabriel, O Pensador conta em vídeo susto que levou com raio em Três Corações-MG


O cantor Gabriel, O Pensador registrou nesta terça-feira (3) em sua página em uma rede social o susto que levou com um raio durante uma tempestade que atingiu Três Corações (MG) entre o final da tarde e o início da noite. O artista, que se apresentou em São Tomé das Letras (MG) na virada do ano, estava em uma sorveteria da cidade quando um raio caiu. Depois do susto, ele resolveu fazer um vídeo contando a história, enquanto passava em frente ao local.
Veja o Vídeo 

No vídeo, o artista relata que o raio caiu em cima da sorveteria, mas uma funcionária informou nesta quarta-feira (4) que o imóvel atingido foi o restaurante que fica ao lado e é do mesmo proprietário. Houve corte de energia e destelhamento do prédio, mas ninguém se feriu.
(Foto: Reprodução/Gabriel O Pensador)
"Foi bem curioso. A gente estava na sorveteria e o raio caiu em cima da sorveteria. Então podemos dizer que o raio caiu bem onde a gente estava. Graças a Deus não machucou ninguém, mas derrubou as telhas, destruiu o telhado. Uma das telhas caiu aqui", conta Gabriel, O Pensador, apontando a câmera para o canto esquerdo do vidro da frente do carro, que aparece trincado. Até esta publicação, o vídeo gravado pelo cantor já possuía mais de 300 mil visualizações.
Em Três Corações, pelo menos 20 casas foram invadidas pela água, mas ninguém ficou desalojado. Árvores também caíram na cidade- uma delas atingiu uma barraquinha de venda de batatas. De acordo com a Defesa Civil, em 40 minutos choveu 28 milímetros.
Em vídeo, cantor mostrou vidro do carro atingido por telha que caiu de imóvel durante tempestade
(Foto: Reprodução/Gabriel O Pensador)
Maria Regina Junqueira estava na mesma sorveteria que Gabriel, O Pensador no momento da tempestade. Ela é tia da proprietária e ajudava no atendimento por volta das 18h30, quando a tempestade começou.
"Na verdade, o raio caiu sobre o nosso restaurante, que fica ao lado da sorveteria", explica Maria Regina. "Muitas telhas saíram e uma delas caiu no carro em que eles estavam, mas o Gabriel foi bastante tranquilo. Ele e as pessoas que estavam com ele trataram a situação como uma fatalidade. Uma criança começou a chorar assustada e o Gabriel a consolou. Graças a Deus, não aconteceu nada com ninguém. Foi só um susto", disse.
Segundo Maria Regina, o artista estava acompanhado de outras três pessoas e o grupo decidiu adiar a volta para casa nesta quarta-feira (4) para não pegar chuva na estrada.
Informações G1/Sul de Minas
 Da: Redação Pouso Alegre em Ação-@2017-Jornalista-William Antonele-MTB-19757/MG
Envie: fotos e videos e sugestões para o nosso whatsApp-(35) 9.9714-5852

Pouso Alegre em Ação : Bairro Jardim Redentor no São João sem data de entrega deixa familiares aflitos em Pouso Alegre


O Bairro Jardim Redentor em Pouso Alegre, vem causando trastorno e polêmicas na cidade, o bairro que fica localizado  entre os Bairros Jardim Brasil, Santa Adélia e São João vem causando revolta para muitos moradores que aguardam a tempos, alias há alguns anos a entrega de sua casa própria, promessas foram ditas datas foram colocadas, mais nada foi cumprido.
Passou Julho de 2016 ai veio Agosto depois veio Outubro e todos contemplados ansiosos ficavam naquela esperança, vistorias foram marcadas e veio um mês que realmente seria entregue Dezembro, todos ainda aguardavam que passaria o Natal e Ano Novo em sua casa nova, Mais nada disso aconteceu, o ex-prefeito Agnaldo Perugini fez grandes promessas para que o Bairro Jardim Redentor fosse entregue o mais rápido em 2016, mais nada foi cumprido em sua Gestão.
Chegou 2017 o Bairro Jardim Redentor ganhou energia, hoje uma linda visão pode ser vista a distância aquelas luzes que brilham, uma esperança que ainda fica em cada família que aguardam para estar em suas
casas novas, os moradores contemplados do novo bairro pode contar com grandes ajudas para que as obras fossem mais rápidas alguém que lutaria por eles, e pode contar com ajuda de um novo vereador Arlindo Motta em suas Redes Sociais sempre estava postando a sua ajuda e força para o Bairro Jardim Redentor  e sempre estava acompanhado as Obras de perto sem medir esforço ele escutava todos os moradores que lhe procurava. Parabéns Arlindo Motta pela suas dedicações e esforços para a população de Pouso Alegre.

Como passou 2016 e nada de promessas cumpridas agora na Gestão 2017/2020 moradores esperam que as casas sejam entregues ainda este mês de Janeiro as Obras estão na reta final enquanto isso muitos moradores ainda estão pagando aluguel, familiares aflitos não vejam a hora deste sonho realizar, famílias aguardam enciosos para que realmente uma data seja afirmada tanto pela Caixa Econômica quanto por parte da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre .
Agora é só aguardar para que as casas seja entregue até este mês de Janeiro a Redação do Pouso Alegre em Ação vai acompanhar os andamentos e deixar todos informado, acompanha  a baixo a reportagem da Câmara Municipal de Pouso Alegre.

 Da: Redação Pouso Alegre em Ação-@2017-Jornalista-William Antonele-MTB-19757/MG
Envie: fotos e videos e sugestões para o nosso whatsApp-(35) 9.9714-5852

Presidente recebe prefeito e população para debater entrega de casas do bairro Cristo Redentor.



No primeiro dia de trabalho do ano, o novo presidente já abriu espaço na Câmara para buscar soluções aos problemas da população. O presidente Adriano da Farmácia (PR) acaba de receber o prefeito Rafael Simões (PSDB) e os cidadãos contemplados com as casas populares do bairro Cristo Redentor para discutir a entrega das casas que se prologam há dois anos. Os futuros moradores também foram recebidos na Câmara pelos vereadores Dr. Arlindo Motta Paes (PSDB), Leandro Morais (PPS), Bruno Dais (PR) e Odair Quincote (PPS).
 Os moradores reclamam da demora na entrega das casas, que, segundo eles, foi prevista para ocorrer há dois anos e meio. A construção das casas está em fase final, porém o bairro tem questões sérias a serem resolvidas como erosão do solo, a construção de um muro de arrimo na Rua 1 e o próprio asfalto.
O prefeito Rafael Simões, que foi calorosamente recebido pelos futuros proprietários, explicou como a prefeitura irá trabalhar nesta questão e deixou claro que o problema já vem sendo estudado por ele e sua equipe mesmo antes de tomar posse. “Amanhã mesmo vou me reunir com o secretário de Obras para acertarmos tudo que precisa ser feito para que a entrega das casas aconteça o quanto antes”, explica o prefeito que já se comprometeu a buscar a solução.
Elenilde Gomes está esperando pela casa há mais de dois anos. Para ela, a reunião foi positiva. “O prefeito mostrou interesse e agora parece que a gente vai chegar a algum lugar porque foram dois anos e sete meses sem chegar à conclusão nenhuma. A gente precisa da casa para morar”, conta a futura moradora do bairro Cristo Redentor.
Informações e fonte: Câmara Municipal de Pouso Alegre/Fotos Redes Sociais
 Os moradores reclamam da demora na entrega das casas, que, segundo eles, foi prevista para ocorrer há dois anos e meio. (Foto Redes Sociais)

  

Pouso Alegre em Ação: Pagamento de servidores públicos é regularizado em Pouso Alegre, MG


Após cinco dias de atraso, o pagamento dos servidores da Prefeitura de Pouso Alegre (MG) foi regularizado nesta quarta-feira (4). Segundo o secretário de Administração e Finanças, Júlio Tavares, um credenciamento da nova administração municipal teve que ser feito junto ao banco responsável pela movimentação bancária da prefeitura para que o dinheiro fosse liberado.
O funcionalismo municipal recebe sempre no último dia últil de cada vez, mas o pagamento referente a dezembro, que deveria ter sido feito na sexta-feira (30) ficou atrasado. Na ocasião, o então prefeito, Aguinaldo Perugini (PT), gravou um vídeo, divulgado por sua assessoria de imprensa, atribuindo o atraso a uma "maquinação do mal", resultante de um suposto sumiço de senhas bancárias e de dificuldades de relacionamento junto às agências bancárias.
"Diante de tudo isso, desse conluio, dessa maquinação do mal, para que eu não possa terminar o meu mandato tão digno como nós começamos, eu venho dizer aos servidores que, infelizmente, nós não conseguiremos fazer o pagamento de vocês, mas o dinheiro está na conta", afirmou Perugini, garantindo que, para arcar com uma folha de pagamento de R$ 9 milhões, o município teria em conta R$ 20 milhões.
O secretário de Finanças da atual administração, que tem como prefeito o advogado e professor Rafael SImões (PSDB), não deu detalhes sobre se os problemas apontados pelo ex-prefeito foram confirmados no contato com o banco. No entanto,Tavares informou que havia dinheiro para depositar o salário dos 4,4 mil servidores municipais.
Informações G1/Sul de Minas-Fotos Reprodução Pouso Alegre em Ação
 Da: Redação Pouso Alegre em Ação-@2017-Jornalista-William Antonele-MTB-19757/MG
Envie: fotos e videos e sugestões para o nosso whatsApp-(35) 9.9714-5852

Pouso Alegre em Ação: Estoque de remédios está baixo na Farmácia Municipal de Pouso Alegre

  

O estoque de remédios da Farmácia Municipal de Pouso Alegre (MG) está abaixo de 20% da capacidade de atendimento. Nesta terça-feira (3), o trabalho na Secretaria de Saúde se concentrou em levantar contratos de fornecedores na tentativa de resolver o problema, que afeta principalmente quem depende de medicamentos de uso contínuo.
           (Foto: Reprodução EPTV/Edson de Oliveira)

"Estamos fazendo um mutirão e provavelmente teremos que fazer uma compra de emergência", afirmou a secretária de Saúde, Silvia Regina Pereira da Silva.
A gerente de assistência farmacêutica do órgão, Renata Menezes, confirmou que a situação é delicada. "O quantitativo é de 10%, 20% da capacidade que deveria ter de medicamentos. Nossa perspectiva é fazer a adequação das empresas fornecedoras para voltar a comprar", informou.
Na manhã desta terça-feira, a balconista Maria Conceição Azarias até desistiu de ficar na fila quando descobriu que faltavam cinco remédios da receita médica.
"Já não é a primeira vez que venho aqui e faltam esses medicamentos. Tinha que ter esse remédio porque não sou só eu que preciso, tem outras pessoas também", reclama.
Foto: Reprodução Pouso Alegre em Ação/William Antonele
De acordo com a Secretaria de Saúde, as dificuldades se repetem em outros setores. No pronto atendimento do bairro São João, há mofo nas paredes e falta de local adequado para descarte de materiais.
Recém-empossada, a administração municipal informou que está levantando todos os problemas para apresentar soluções com maior agilidade. "Não tem orçamento previsto para reformas. Teremos que fazer alguns remanejamentos", explicou Silvia.
Informações G1/Sul de Minas
 Da: Redação Pouso Alegre em Ação-@2017-Jornalista-William Antonele-MTB-19757/MG
Envie: fotos e videos e sugestões para o nosso whatsApp-(35) 9.9714-5852

Pouso Alegre em Ação: Forte chuva deixou vários bairros sem energia em Pouso Alegre

Foto: Bairro São João em Pouso Alegre/William Atonele
Por: William Antonele 

Depois de vários dias de tanto calor a cidade de Pouso Alegre, foi surpreendida na tarde desta Terça-feira (03) com uma forte chuva, vários pontos da cidade foram atingidos.
Alguns bairros da cidade ficaram sem energia sendo alguns deles :
Jardim América- Jardim Mariosa- Jardim Floresta-Colinas de Santa Bárbara-Jardim Amazonas- São João- Guadalupe.
Os bairros ficaram sem energia por algum tempo, uma chuva que surgiu depois de tanto calor, a chuva também derrubou galhos e placas de publicidades em alguns pontos de Pouso Alegre, em algumas cidades da região. 

Em Três Corações, moradores registraram a enxurrada que tomou conta da Avenida Deputado Carlos Luz, no Centro da cidade. De acordo com os bombeiros, a chuva durou cerca de uma hora e ao menos 20 casas foram invadidas pela água. Os bairros mais afetados foram o Vilas Boas e o São José. Também houve registros de queda de árvores. Ninguém ficou ferido.
Foto: Redes Sociais
Em Pouso Alegre, a chuva acompanhada de granizo derrubou a cobertura de uma borracharia que fica na Avenida Rio Branco. Segundo os militares, o temporal durou cerca de 20 minutos. Tempo suficiente para deixar ao menos quatro bairros sem energia elétrica. Ninguém ficou ferido.
Ainda em Pouso Alegre, uma carreta carregada com grama ficou atravessada na Rodovia Fernão Dias, na altura do Km 842, no início da noite desta terça-feira. Segundo a concessionária que administra a rodovia, o veículo teria deslizado na pista molhada. Ninguém ficou ferido. Até a publicação desta reportagem, o trânsito sentido Belo Horizonte seguia interditado e não havia informações de congestionamento no local. 
Informações G1/Sul de Minas
 Da: Redação Pouso Alegre em Ação-@2017-Jornalista-William Antonele-MTB-19757/MG
Envie: fotos e videos e sugestões para o nosso whatsApp-(35) 9.9714-5852
Em Pouso Alegre, carreta carregada com grama ficou atravessada na Rodovia Fernão Dias (Foto: Reprodução/Redes Sociais)


terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Pouso Alegre em Ação: Jovem embriagado atropela e mata motociclista na MG 179

Foto: Reprodução Pouso Alegre em Ação

Um Acidente envolvendo um veículo e um motociclista aconteceu na noite deste Domingo (01), ma MG-179 no Trevo da cidade de Espírito Santo do Dourado, (MG), no primeiro dia de 2017, onde um motociclista morreu após ser atropelado por um Jovem de 23 anos que dirigia seu veículo totalmente embriagado, o Jovem Julio Cesar Pereira de 23 anos estaria vindo de uma viagem da Praia e teria ingerido bebidas alcoólicas, quando se chocou -se com uma Motocicleta Honda 125 que era conduzida pelo lavrador Jamil Costa Pimentel , morador do Bairro Fernandes a batida foi tão violenta que o motociclista perdeu uma de suas pernas.
O Jovem proprietário do veículo após o acidente fugiu do local e só foi encontrado pela Policia em um Posto de Gasolina bem perto do local do acidente, o Jovem embriagado estacionou seu veículo no patio do posto e foi tirar uma soneca no banco de trás do carro.
O Motociclista morreu no local do acidente, o jovem motorista do veículo morador do Bairro Congonhalzinho município de Silvianópolis foi preso segundo ele disse para o delegado que não se lembrava de nada. o jovem vai responder pelo crime de homicídio doloso.

Da: Redação Pouso Alegre em Ação-@2017-Jornalista-William Antonele-MTB-19757/MG

Fonte: Blog do Airton Chips acompanha as notícias no blog acesse o link abaixo!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Pouso Alegre em Ação: Guerra entre facções rivais em presídio termina com ao menos 60 mortos em Manaus,


Após 17 horas de rebelião no Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), em Manaus, a Secretaria de Segurança Pública informou que entrou no presídio às 7h (9h no horário de Brasília) desta segunda-feira (2). Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado, Sérgio Fontes, ao menos 56 detentos foram mortos. Além da rebelião, 87 presos fugiram de outra unidade prisional horas antes.
O número de mortos ainda não é definitivo porque a revista no Compaj não foi concluída e, no final da tarde desta segunda-feira, informações mais precisas serão divulgadas.
Fontes atribuiu o problema a uma guerra entre facções rivais pelo controle de tráfico de entorpecentes em Manaus. A facção conhecida como FDN (Família do Norte) teria atacado membros do PCC (Primeiro Comando da Capital). Segundo informações da Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), o regime fechado do Compaj tem capacidade para 454 presos e abrigava 1.224. Um excedente de 770 presos. O regime semiaberto do mesmo presídio onde ocorreu a rebelião, com capacidade para 138 presos, contava com 602 antes dos assassinatos. Neste setor, o excedente era de 464 presos. O complexo está localizado no km 8 da BR-174, na capital do Amazonas.
"Na negociação, os presos exigiram praticamente nada. Apenas que não houvesse excessos na entrada da PM, coisas que não iriam ocorrer mesmo. O que acreditamos é que eles já haviam feito o que queriam, que era matar essa quantidade de membros da organização rival e a garantia que não seriam agredidos pela polícia. A FDN massacrou os supostos integrantes do PCC e outros supostos desafetos que tinham naquele momento. Não houve contrapartida da outra facção", declarou o secretário.
Corpos de detentos no chão do presídio a facção conhecida como Família do Norte teria atacado membros do PCC

Ele afirmou que o episódio é mais um capítulo do problema que é nacional e deve ser enfrentado pelo governo federal em apoio aos Estados que vêm registrando esse tipo de rebelião.
"Infelizmente, isso não é só nosso. Talvez um número um pouco maior que nos outros Estados. Mas ocorreu recentemente em outros presídios do Acre, Rondônia, Roraima e Estados do Nordeste. Exige uma medida de caráter nacional. Para tratar juntos desse problema."
Ainda segundo Fontes, o governador do Amazonas, José Melo (Pros), conversou por telefone com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. 

Dos 12 reféns, apenas um ficou ferido, mas sem gravidade

No início da rebelião, eram doze reféns (agentes penitenciários) que foram sendo liberados ao longo da madrugada durante as negociações. Quando o Choque da Polícia Militar entrou no presídio, todos já haviam sido liberados pelos líderes da rebelião.
Da: Redação do Pouso Alegre em Ação-@2017-Jornalista-William Antonele-MTB-19757/MG
Fonte: Uol 

Pouso Alegre em Ação : Mulher morre incendiada por ex após discussão no Réveillon em Campestre/ MG


Uma mulher de 29 anos teve o corpo queimado pelo seu ex-companheiro após uma briga no Réveillon na cidade de  Campestre (MG),ela não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta segunda-feira (2) no Hospital Bom Pastor, em Varginha (MG), para onde ela havia sido transferida. Conforme o hospital, Renata Rodrigues Aureliano, sofreu falência múltipla dos órgãos.
O crime aconteceu em frente à casa dela. Os sinais deixados pelo fogo ficaram na calçada. O ex-companheiro dela, Jeferson Diego Caetano da Costa, de 26 anos, foi preso em flagrante. Segundo a família da moça, ele não aceitava a separação.
Conforme a família, Renata estava separada do rapaz há pelo menos 4 meses. Na noite do crime, ela teria saído de casa e ido a um bar na rua dela para comprar um refrigerante. A vítima teria então encontrado o ex por acaso e os dois teriam discutido. Durante a discussão, ela teria afirmado que não iria mais reatar o relacionamento e seguiu para a festa de Réveillon na praça da cidade.
Quando Renata voltava para casa de madrugada, ela foi chamada na rua pelo ex-companheiro e foi incendiada. Ele teria ateado fogo nela com um galão de gasolina que ele comprou em um posto de combustíveis. A mulher ainda correu para casa para pedir socorro. O filho do casal, de 9 anos, viu tudo.
Segundo a Polícia Militar, Costa tem diversas passagens pela polícia. A mulher já havia registrado um boletim de ocorrência por causa das ameças dele.
Da: Redação do Pouso Alegre em Ação-@2017-Jornalista-William Antonele-MTB-19757/MG
Fonte: G1 Sul de Minas 
 (Foto: Reprodução EPTV)

Pouso Alegre em Ação: Após paralisação, coleta de lixo é normalizada em Pouso Alegre


A coleta de lixo foi normalizada na manhã desta segunda-feira (2) em Pouso Alegre (MG). O serviço chegou a ser suspenso neste sábado (31) porque a empresa que administra o aterro sanitário havia se recusado a receber o lixo da cidade. O motivo, de acordo com a prefeitura, seria um atraso de quatro meses nos pagamentos definidos pelo contrato de concessão.
Segundo o gerente operacional da empresa responsável pela coleta, Osmar Arantes, o aterro voltou a receber os caminhões com o lixo ainda no sábado, por volta das 21h, mas a paralisação, ainda que temporária, afetou o serviço, que só pode ser reiniciado depois das 9h desta segunda-feira, quando normalmente começaria 2h antes.
Da: Redação do Pouso Alegre em Ação-@2017-Jornalista-William Antonele-MTB-19757/MG
Fonte: G1 Sul de Minas 
Caminhões ficaram parados na porta do aterro sanitário em Pouso Alegre (Foto: Reprodução EPTV)


Pouso Alegre em Ação: Jovem dorme ao volante e capota o carro na MG 167


Um jovem de 24 anos dormiu ao volante e capotou o carro na MG 167, em Três Pontas, neste domingo (1º).
O estudante Felipe Gonçalves Junqueira seguia de Três Pontas para Varginha quando na altura do quilômetro 25, acabou dormindo ao volante e capotou fora da pista. Ele estava sozinho, sofreu escoriações por todo o corpo, mas sem gravidade. O jovem foi socorrido pelo SAMU para o Pronto Atendimento Municipal (PAM) e até a publicação desta reportagem permanecia em observação.
O estudante Felipe Gonçalves Junqueira seguia de Três Pontas para Varginha.
(Foto: Equipe positiva)
Felipe é de Boa Esperança, mas mora e estuda em Varginha e estava voltando para casa. O veículo ficou bastante destruído.
Da: Redação do Pouso Alegre em Ação-@2017-Jornalista-William Antonele-MTB-19757/MG
Fonte: Equipe Positiva

Pouso Alegre em Ação: Policial civil é preso por suspeita de atirar em mulher em Congonhal, MG

Foto: Reprodução Pouso Alegre em Ação

Um investigador da Polícia Civil foi preso neste domingo (1º) suspeito de ter atirado contra uma mulher no Centro de Congonhal (MG). Segundo o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, a vítima estava dentro de uma caminhonete quando foi abordada pelo investigador de 33 anos. Ela levou um tiro de raspão na altura da barriga.
A PM relatou que a assistente de administrativo, Daiana Coutinho, de 27 anos, havia saído de uma festa na cidade e estava de carona no veículo de um lavrador de 22 anos, quando, em uma parada que fizeram, foram abordados pelo policial, por volta das 4h.
"Ele [ o policial] estava na esquina e, quando passamos, ele subiu no estribo da caminhonete, apontou a arma para o Sidiney [a outra vítima] e gritou 'Vou te matar, vou te matar'. Senti algo queimando, mas por causa do desespero não percebi que tinha sido atingida pela bala. Só percebi quando chegamos na casa de um policial [porque não haviam encontrado ninguém na base da PM]", relatou Daiana, que falou com o G1 por telefone no início da tarde desta segunda-feira (2).
Apesar de terem ouvido o barulho do disparo, as duas vítimas só se deram conta do que havia ocorrido quando encontraram uma munição deflagrada no assoalho da caminhonete. A mulher foi encaminhada para o pronto-socorro de Pouso Alegre (MG), onde foi medicada e liberada.
Ainda conforme o boletim de ocorrência, o investigador foi localizado pela PM ainda na madrugada deste domingo no mesmo local onde o disparo teria sido feito. A PM informou que o suspeito, vestido à paisana, mas com o cabo de uma pistola calibre 40 à mostra na cintura. Ele foi detido e levado para a Delegacia de Pouso Alegre, local em que atua profissionalmente.
Daiana diz que, para o militar que atendeu a ocorrência, o investigador afirmou ter reagido a uma provocação por parte do motorista da caminhonete, o que ela nega. "Não temos a menor ideia do que ele estava fazendo ali. Nós não o conhecemos e nunca o vimos antes. Parece que ele é novo na cidade", observou.
A arma, de uso restrito, foi apreendida junto com as munições. O investigador foi transferido para a Casa de Custódia da Polícia Civil, em Belo Horizonte (MG). O G1 tentou contato com a Polícia Civil para falar sobre o caso, mas não obteve retorno.
Da: Redação do Pouso Alegre em Ação-@2017-Jornalista-William Antonele-MTB-19757/MG
Fonte: G1 Sul de Minas 

Prefeito Rafael Simões, vice e vereadores são empossados em Pouso Alegre, MG

(Foto: Daniela Ayres/G1)

O novo prefeito de Pouso Alegre (MG), Rafael Simões (PSDB), o vice, Paulo Valdir Ferreira (PR), e os vereadores que vão compor a legislatura 2017-2021 foram empossados no início da noite deste domingo (1º) na Câmara Municipal. A posse, que durou cerca de 1h30, foi acompanhada por cerca de 500 pessoas, segundo a organização do cerimonial.
O vereador Benedito Silvestre Pereira (PSDB), conhecido como Dito Barbosa, presidiu a cerimônia por ser o mais velho entre os eleitos para o Legislativo. Ao final da posse, a Mesa Diretora para o primeiro ano do novo mandato na Casa foi escolhida e os secretários da nova administração da prefeitura foram empossados.
Rafael Simões ainda assinou um decreto, como primeiro ato administrativo, de desapropriação de uma área conhecida na cidade como antigo "Estádio da Lema", termo que se refere à Liga Esportiva Municipal de Amadores.
O terreno fica ao lado do Hospital das Clínicas Samuel Libânio e era pleiteado há anos pela fundação que administra a unidade de saúde, e da qual Simões foi presidente antes de se candidatar a prefeito, para que a capacidade de atendimento fosse ampliada. O hospital é referência para mais de 100 municípios da região.
Emoção e compromissos
Após receber a faixa de prefeito das mãos do presidente da cerimônia, Rafael Simões fez um discurso sobre os compromissos que deve assumir com a população em diversas áreas, como saúde e educação. Ele ainda agradeceu familiares e amigos, emocionando-se em alguns momentos. Compondo a mesa de autoridade, o vice-prefeito também se emocionou com o discurso.
Posse dos eleitos para prefeitura e Câmara Municipal foram empossados neste domingo (1º) em Pouso Alegre, MG (Foto: Daniela Ayres/G1)
Em entrevista ao G1, Simões disse que nesta segunda-feira (2), o expediente de trabalho como prefeito começou  às 7h45.
"Vamos estar na garagem da prefeitura para conversar com os funcionários, mostrando a importância que os funcionários têm na recuperação da nossa cidade. E depois vamos começar a trabalhar no gabinete para poder acertar essa parte financeira, já que tivemos a notícia de que o aterro sanitário está fechado faz quatro meses que não pagam o aterro. Teremos que agir rapidamente para pagar o servidor público e pagar esses prestadores de serviço emergenciais", disse.
Rafael Simões planeja começar a despachar a partir de um prédio da prefeitura existente na Praça João Pinheiro, no Centro, local que já foi sede da prefeitura e hoje comporta algumas secretarias, como a de Finanças. O Palácio dos Carijós, onde está a atual sede, deve receber outros órgãos da administração.
Busca por transparência
Ainda depois da posse, a Câmara apresentou os nomes que vão compor a Mesa Diretora. O vereador reeleito Adriano César Pereira Braga (PR), popularmente chamado de Adriano da Farmácia, foi escolhido presidente na única chapa apresentada, junto com Leandro Morais (PPS) como vice-presidente, Arlindo Motta (PSDB) como 2º Vice-Presidente, Mariléia de Cássia Alves Franco (PSDB), a professora Mariléia do Monsenhor, como 1ª Secretária e Bruno Dias (PR) como 2º Secretário.
Segundo o novo presidente, a Câmara deve ter sua primeira reunião interna a partir das 13h desta segunda-feira. "Vamos cuidar da parte mais burocrática nessa reunião, mas o nosso objetivo, nessa gestão, é tornar a Câmara mais transparente, oferecendo à população maior acesso ao que é discutido entre os vereadores", declarou Adriano da Farmácia.
Da: Redação do Pouso Alegre em Ação-@2017-Jornalista-William Antonele-MTB-19757/MG
Fonte: G1 Sul de Minas /Daniela Ayres